A reunião foi solicitada pela ACIIM

Apesar das discussões não houve um acordo para flexibilização. Empresários buscam autorização para vender e entregar nas portas das empresas e nas residências, da mesma forma que as empresas que fornecem alimentos 

Na tarde de ontem, quinta-feira (03), a Associação Comercial e Industrial de Inácio Martins (ACIIM), realizou juntamente com associados, uma reunião com o prefeito Junior Benato. 

A reunião ocorreu no Auditório da Prefeitura Municipal de Inácio Martins, adotando normas preventivas em relação a pandemia. Participaram da reunião, a diretoria da ACIIM, Associados, Comerciantes e os vereadores Marino Kutianski, Julio Armando Canido Mendes e Laurici Jose de Oliveira. Além de representantes da Policia Militar do Estado do Paraná, Cabo Joneval Speht e Soldado Sidnei Floriano Filus.

A pauta da reunião foram os assuntos inerentes ao Decreto Municipal 59/2021 e Estadual 6983/2021, relacionado as restrições para abertura do comércio.

Primeiramente o prefeito municipal repassou informações a nível de Estado, sobre a ocupação de UTI’s e emissão dos decretos que limitaram o funcionamento do comércio não essencial, também repassou algumas premissas do Governado do Estado, sobre a situação da pandemia no Estado do Paraná. O prefeito ainda citou acontecimentos e dados do ano de 2020, relacionados a pandemia. Citou também notificações e orientações do Ministério Público que foram emitidas e publicadas em 2020, enfatizando a gravidade e colapso do Sistema de Saúde. O prefeito desafiou os participantes a dividir o peso de suas responsabilidades, sobre possíveis imposições e ações administrativas ou de improbidade, caso houver um aumento significativo nos casos de Covid-19 em nosso município. Em sua fala enfatizou a necessidade da prevenção nas empresas de Inácio Martins. 

Após a explicação, o prefeito solicitou a participação dos empresários nas discussões, na sugestão de ideias e atitudes, para superar os desafios da pandemia. Na sequência, o presidente da ACIIM, Kleber Fernandes, solicitou aos participantes, que apresentassem suas reivindicações, em forma de união em prol dos anseios das empresas de Inácio Martins.

O vereador Marino (PSB), e associado da ACIIM, solicitou um posicionamento do prefeito, sobre a possível prorrogação do Decreto Estadual, a partir do dia 08/03/21, também argumentou que não identifica nas pequenas empresas foco de disseminação do vírus. Solicitou também representatividade junto a Amcespar, para ser contra a possível prorrogação do Decreto Estadual.  O prefeito respondeu dizendo que também é a favor da flexibilização. 

O tesoureiro da ACIIM, Alcinei Sokolowski, ressaltou que o Decreto Estadual é muito abrangente., que as pequenas empresas estão sendo muito penalizadas pelas medidas tomadas. A empresária Luiza Paluch Macarroni, sugeriu que as medidas restritivas poderiam serem programadas. 

A empresária Manoela Moraes comentou que adotou Drive thuru, e foi notificado pela Policia Militar, sua sugestão foi de flexibilizar 

Zenilda, representante de uma loja do segmento de móveis e eletro, falou da intensificação de vendas pelo WhatsApp, porém os serviços de entregas permanecem parados. Ivo Jones, proprietário de academia, sugeriu diminuir a quantidade de pessoas dentro de cada loja. No seu segmento não há como efetuar vendas ou prestar serviço on-line. 

A empresária Viviane dos Santos, do setor de vestuário, destacou que efetua vendas através de financeiras, porém as financeiras continuam cobrando juros de seus clientes, independentemente da situação restritiva dos decretos emitidos. Sugeriu a flexibilização dos decretos ou pelo menos a autorização para cobranças. 

O entendimento dos demais participantes seguiu no mesmo sentido, para que pelo menos fosse permitido o sistema de entrega na porta das lojas e nas residências, porém para que isso aconteça e não exista penalizações é preciso que seja documentado. Mas segundo o prefeito Junior Benato, não é possível fazer isso, e tomar decisões diferentes ao que o Governo do Estado solicitou. 

Porém o prefeito Junior Benato, se comprometeu com os empresários, que quando tiver uma nova reunião com o Governo do Estado, vai defender a flexibilização das atividades consideradas não essenciais. 

O presidente da entidade, Kleber Fernandes, solicitou aos associados a aprovação do envio de um documento para Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, a Faciap, pedindo mais representatividade na defesa dos interesses das Associações Comerciais das pequenas cidades, em relação as decisões do Governo do Estado. 

Veja mais imagens: