A ação faz parte das atividades do Núcleo de Desenvolvimento Local da ACIIM
Imagem: Divulgação

A ação foi realizada em parceria com o Sebrae

Na noite de ontem, terça-feira (07), o Núcleo de Desenvolvimento Local da Associação Comercial e Industrial de Inácio Martins (ACIIM), em parceria com o Sebrae, promoveu uma oficina gratuita voltada para empresários locais, com o tema "Como participar de licitações e compras públicas". 

O evento contou com a presença da consultora do Sebrae, Elaine Anhaia, que abordou diversos aspectos relacionados ao tema, incluindo a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a regulamentação do tratamento diferenciado para essas empresas, o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresas de Pequeno Porte, além da nova Lei de Licitações. Também foram discutidos os tipos de licitações previstos na nova lei e estratégias para que as empresas locais possam realizar uma avaliação de riscos e decidir quando e como participar de licitações. 
Elaine Anhaia mostrou para os participantes as ferramentas de acesso aos editais abertos 
Imagem: Divulgação

"Infelizmente, poucas empresas do nosso município participam de processos licitatórios, e como entidade representativa do setor produtivo, iniciamos um trabalho para identificar os motivos desse desinteresse dos empresários locais. A falta de um escritório de compras públicas, a falta de acesso a todos os benefícios que as microempresas e empresas de pequeno porte podem ter e a ausência de garantias de benefícios locais e regionais podem ser alguns dos motivos. Apesar de termos iniciado com poucos participantes, acreditamos que, ao longo dos próximos meses, em parceria com o Sebrae, conseguiremos desenvolver um trabalho mais sólido, divulgando os processos licitatórios e motivando nossos empresários a vender para o setor público", comenta o Presidente da ACIIM, Kleber Fernandes.