Três empresárias participaram do prêmio

Salete Ignachewski é escolhida para representar Inácio Martins na etapa regional do prêmio promovido pelo Sistema Faciap

A Associação Comercial e Empresarial de Inácio Martins (ACIIM), por meio do Conselho da Mulher Empreendedora, realizou no dia 30 de junho a etapa municipal do Prêmio Mulher Empreendedora 2025, promovido pelo Sistema Faciap. A ação fez parte da programação do 5º Encontro da Mulher Empreendedora e teve como objetivo reconhecer histórias inspiradoras de empresárias que fazem a diferença no desenvolvimento local.

Três empreendedoras associadas participaram desta fase: Salete Terezinha de Lima Ignachewski, Ana Paula Garcia e Ozimari Lara. As finalistas foram avaliadas por uma comissão julgadora composta pelas representantes regionais Leoni, Samara e Josiane, todas atuantes em associações comerciais da região.

Após a análise das histórias e trajetórias empreendedoras, Salete Terezinha de Lima Ignachewski foi escolhida para representar a ACIIM na fase regional do prêmio. “Esse prêmio é muito mais do que uma conquista pessoal. Representa a luta diária de todas as mulheres que enfrentam desafios para manter seus negócios vivos e gerar oportunidades. Agradeço à ACIIM por valorizar nossa caminhada e à comunidade que sempre acreditou no meu trabalho”, afirmou Salete.

A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Hanna Hellena Lucavei, destacou a importância do prêmio como ferramenta de valorização e visibilidade. “Cada uma das finalistas representa uma história de coragem e inovação. A iniciativa do Sistema Faciap fortalece a autoestima e a representatividade das mulheres empreendedoras, especialmente nas cidades do interior. Estamos muito orgulhosas em ter a Salete como nossa representante regional”. 

O presidente da ACIIM, Kleber Erivelton Fernandes, reforçou o papel da entidade em promover ações que reconheçam o protagonismo feminino. “Iniciativas como essa mostram que o associativismo é também um espaço de valorização das pessoas. Reconhecer o talento e a trajetória das mulheres empreendedoras é construir uma sociedade mais justa, próspera e equilibrada”.

A etapa regional do prêmio será realizada em agosto, reunindo representantes de outros municípios da região Centro-Sul.

Ana Paula Garcia

 Ozimari Lara

Salete Terezinha de Lima Ignachewski

Conheça as histórias: 


Mais que uma farmácia: uma gestão feita com propósito, coragem e cuidado

ANA PAULA GARCIA


Quando a vontade de cuidar das pessoas encontra coragem para empreender, nasce um negócio que transforma não só clientes — mas toda uma comunidade. Abrir a farmácia foi uma decisão que nasceu de um desejo em comum, cuidar da saúde das pessoas e oferecer algo de valor para nossa cidade. A ideia partiu do meu marido, já próximo da aposentadoria, que queria investir em algo que trouxesse estabilidade para a família. Eu, com formação em saúde integrativa, estética e naturopatia, já vendia produtos naturais e suplementos para meus pacientes e com 18 anos de experiência no empreendedorismo na área de beleza. A dificuldade que a população enfrentava para encontrar esses produtos despertou em nós a vontade de empreender com propósito.

Foram dois anos de planejamento até a inauguração da Farmácia Ultradescontão, uma franquia independente em Inácio Martins, com a proposta de ir além da venda de medicamentos, oferecer acolhimento, informação, orientação técnica e um atendimento humanizado. Desde o início, sou responsável por toda a gestão — administrativa, financeira, compras, relacionamento com fornecedores, atendimento e estratégias comerciais. O maior desafio tem sido a carga horária intensa, conciliando todas as demandas do negócio com os estudos e a vida pessoal, mas a paixão pelo que faço me mantém firme.

A gestão da Ultradescontão é pautada em planejamento estratégico, controle rigoroso de estoque com compras diretamente da indústria (sem excessos ou perdas), metas claras e relacionamento próximo com colaboradores e clientes. Utilizo na prática métodos clássicos de administração (como o POC – Planejamento, Organização, Comando e Controle), adaptados à realidade atual e ao nosso porte. Com isso, conseguimos operar com eficiência, mantendo uma estrutura enxuta e sustentável.

Valorizamos um ambiente de trabalho acolhedor e flexível. Respeitamos compromissos familiares, adaptamos horários em situações emergenciais e criamos um espaço de trabalho onde todos se sentem ouvidos e respeitados. Acreditamos que pessoas felizes e respeitadas atendem melhor — e isso se traduz em fidelização natural dos nossos clientes.

Também desenvolvemos ações gratuitas e voluntárias, como aferição de pressão e glicemia em bairros e comunidades, orientação sobre o uso correto de medicamentos e participação semanal em programa de rádio, levando educação em saúde à população. São atitudes que reforçam nosso compromisso com a comunidade e com uma gestão voltada para o bem-estar coletivo.

Com apenas nove meses de atividade, a Ultradescontão superou o faturamento esperado para dois anos e segue em crescimento constante. Para o futuro, planejamos abrir uma nova unidade, ampliar o mix de produtos e continuar nos destacando não apenas por vender medicamentos, mas por transformar a relação das pessoas com sua saúde, com ética, cuidado e responsabilidade.

Autoescola Condubem: Perseverança que dirige sonhos

OZIMARI LARA

No auge da incerteza, em plena pandemia, o que moveu nosso sonho foi a coragem de começar — e a convicção de que poderíamos transformar obstáculos em direção ao futuro. Sou Ozimari Lara, fundadora da Autoescola Condubem, criada ao lado do meu irmão Lucas em Inácio Martins. Sempre trabalhei no comércio, desde os 16 anos. Ele atuava entre comércio e construção civil. Com uma reserva financeira modesta e o desejo de empreender, decidimos montar um negócio que atendesse a uma necessidade real da nossa cidade, a formação de condutores.

Durante a pandemia, enfrentamos inúmeros desafios, desde a realização dos cursos de capacitação (fiz os de diretora geral e instrutora, Lucas fez como instrutor) até a burocracia para abrir a empresa. Tudo era remoto, sem atendimento presencial junto ao Detran. A reforma do prédio na antiga rodoviária, a documentação e os processos levaram mais de um ano. Mas resistimos. Em 28 de julho de 2021, a Condubem abriu as portas.

Desde então, estruturamos uma gestão baseada em esforço, organização e acolhimento. Hoje atuo como diretora de ensino, responsável pelo setor financeiro, agendamentos, atendimento aos alunos e acompanhamento pedagógico. Lucas cuida da parte prática e estratégica. Também contamos com o comprometimento de colaboradores como Jackson, Gabriel e Manoel Moraes Filho. Nossa equipe é unida, como uma família.

Mesmo sendo a única autoescola da cidade, oferecemos diferenciais que fidelizam nossos alunos, aulas teóricas presenciais para facilitar o acesso dos moradores do interior, transporte para exames em Irati, e conquista da banca itinerante de exames práticos aqui em Inácio. Atendemos alunos de todas as idades e histórias, com atenção, empatia e respeito.

Nossa missão é formar e aperfeiçoar motoristas mais conscientes, contribuindo para um convívio mais harmônico, seguro e humano no trânsito. A visão da Condubem é ser reconhecida como referência na formação de condutores, destacando-se pela qualidade do ensino e compromisso com a segurança. Os nossos valores são: orgulho de ser Autoescola Condubem, educação para o trânsito, respeito à vida, ética e transparência, honestidade e responsabilidade social.

Ainda enfrentamos desafios, especialmente com a gestão financeira e o alto custo operacional. Mas conseguimos manter turmas regulares, fluxo de alunos estável e a confiança da comunidade. Já expandimos com a criação de um despachante dentro do grupo familiar e planejamos construir nossa sede própria, além de levar a Condubem para outros municípios futuramente.

A Autoescola Condubem nasceu da necessidade, cresceu com esforço e se fortalece todos os dias com propósito. Nosso compromisso é com a formação consciente, a valorização da vida e o fortalecimento da nossa cidade.

 

Entre sabores e sonhos: A construção de um legado no turismo e eventos

SALETE TEREZINHA DE LIMA IGNACHESWSKI

Da sala de aula para a cozinha, e da cozinha para o empreendedorismo, quando a paixão é verdadeira, ela encontra um caminho. Sou Salete Terezinha de Lima Ignacheswski, professora aposentada e empreendedora à frente da SJ Eventos, ao lado do meu esposo Josmar, também professor. Nossa história como empresa começou oficialmente em 2020, mas a semente foi plantada muito antes, ainda na época em que eu dava aulas. A paixão pela culinária surgiu quando passei a ajudar minha sogra em seu restaurante, onde ela criou todos os filhos com muito trabalho e dignidade. Ali, servindo clientes e aprendendo com ela, descobri o prazer de cozinhar com afeto, cuidado e propósito.

Após a aposentadoria, encontrei na cozinha um novo sentido. Comecei preparando almoços e jantares para casamentos, aniversários, confraternizações e eventos diversos. A boa aceitação foi imediata. Com o tempo, reinvestimos o que ganhávamos na compra de um terreno, onde demos início à construção de um espaço próprio para eventos. Com muita dedicação e visão de futuro, expandimos, hoje, já contamos com três chalés para hospedagem, oferecendo um serviço completo que une gastronomia, hospitalidade e natureza.

A SJ Eventos é a união de duas histórias, o “S” de Salete e o “J” de Josmar. Somos um negócio familiar com gestão compartilhada, onde cada decisão é tomada com base em planejamento, esforço e reinvestimento. Toda a estrutura foi construída passo a passo, com recursos próprios e melhorias contínuas. Trabalhamos com foco, carinho e ética, pensando sempre em atender bem e encantar nossos clientes. Cada detalhe do nosso espaço é pensado para proporcionar conforto, acolhimento e memórias felizes.

Nosso diferencial está no cuidado com as pessoas. Seja servindo um almoço de domingo, organizando um casamento ou recebendo um hóspede, buscamos fazer com que cada cliente se sinta especial. Isso nos mantém firmes, mesmo diante das dificuldades.

Nossa missão é oferecer experiências acolhedoras por meio da gastronomia e da hospitalidade. Nossa visão é sermos reconhecidos como referência regional em eventos e hospedagem de qualidade. Nossos valores nos guiam, respeito, honestidade, simplicidade, empatia e amor pelo que fazemos.

Em gestão, atuamos com planejamento financeiro, reinvestimento constante e atendimento próximo. Mantemos uma relação de confiança com nossos clientes, fornecedores e colaboradores. Os resultados aparecem na fidelização, nas indicações espontâneas e na procura crescente por nossos serviços. Planejamos seguir expandindo, com novos chalés e melhorias estruturais, sem jamais perder nossa essência.

A SJ Eventos nasceu de uma paixão cultivada em família. Cresceu com trabalho, fé e resiliência. E hoje floresce como um sonho construído a muitas mãos, a partir de um simples amor pela cozinha, e pela arte de receber bem. Acreditamos no potencial de Inácio Martins e, por isso, escolhemos investir, crescer e construir aqui — contribuindo com o desenvolvimento da cidade que tanto amamos.