Parque Tecnológico de Pato Branco
Imagem: Divulgação

Presidente da ACIIM e do Comitê Territorial Terra dos Pinheirais, Kleber Fernandes participou da comitiva regional em visitas a espaços de tecnologia

Nos dias 1º e 2 de dezembro, o presidente da ACIIM, Kleber Fernandes, que também preside o Comitê Territorial Terra dos Pinheirais, acompanhou uma missão técnica ao município de Pato Branco. A iniciativa teve como objetivo conhecer o Ecossistema de Inovação da cidade e fortalecer as estratégias de desenvolvimento tecnológico nos municípios da região.

No primeiro dia, o grupo formado por representantes de Inácio Martins, Irati, Teixeira Soares, Rebouças, Prudentópolis e Imbituva foi recepcionado no Escritório Regional do Sebrae. A programação seguiu com uma visita ao Campus da UTFPR em Pato Branco, onde os participantes puderam conhecer projetos de pesquisa e iniciativas voltadas à formação de profissionais para o setor. O dia encerrou com uma visita à Limber Software, empresa que se destaca pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas.

Campus da UTFP em Pato Branco
Imagem: Divulgação

Empresa Limber Software
Imagem: Divulgação

A imersão continuou no segundo dia com a visita ao Parque Tecnológico de Pato Branco, que também abriga a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. No local, os representantes puderam visualizar as estruturas voltadas ao incentivo de empresas inovadoras, além de conhecer a Soft Focus, uma das empresas de base tecnológica instaladas no complexo.

Parque Tecnológico de Pato Branco
Imagem: Divulgação

Empresa Soft Focus
Imagem: Divulgação

Considerado um espaço modelo no Brasil, o Parque Tecnológico de Pato Branco é dedicado à pesquisa, extensão e incubação de negócios inovadores. Sua estrutura conta com seis módulos industriais de 553,8 m² para empresas âncoras e outros 1.720 m² distribuídos em 32 salas de 25 m² cada. O ambiente favorece a criação e o desenvolvimento de projetos que reforçam o posicionamento de Pato Branco como Cidade Inteligente, inovadora e conectada com o futuro.

O Parque tem como missão atrair atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, estimular novos negócios e aproximar a comunidade acadêmica e empresarial. O objetivo é gerar oportunidades, promover a transferência de conhecimento e consolidar um ecossistema que contribui para o crescimento econômico da região.

Reconhecida como referência no setor de inovação, Pato Branco conta com mais de 400 empresas tecnológicas. O resultado é fruto do trabalho conjunto entre poder público, instituições de ensino, Sistema S, entidades representativas e setor produtivo, que atuam de forma integrada para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e a inovação no município.